Fantasia: imagem fantástica, espírito, ideia, ficção. Seja qual for a definição que encontremos para a palavra, na realidade ela será sempre um capricho da nossa imaginação. Mas maravilhoso é o facto de existir sempre a possibilidade de se realizar.

08 junho 2008

tão certas as palavras de Vinícius...


Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crónica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.


Vinícius de Moraes



P.S. a foto não foi escolhida por acaso... fomos ver... e reencontrámo-nos nelas..

4 comentários:

Anônimo disse...

Não podia estar mais de acordo com o que aqui está escrito, para mim uma amizade não é uma palavra mas sim “uma parte” de mim.

Entendam isto como quiserem os meus amigos pelo menos um pequeno grupo sabe do que estou a falar e acima de tudo o que sou capaz.

Como diria Ralph Waldo Emerson "A única maneira de ter um amigo é sendo um" Ou Voltaire "Todas as grandezas desse mundo não valem um bom amigo."

ineiiizi disse...

Ja conhecia este texto, e se nao me engano julgo q ate o tenho no blog.
É fantastico... o senhor sabia mesmo do q falava. E modestia à parte, é bom le-lo e saber q faço parte dele... =)

Tenho mesmo q ir ver esse filme!!!Tenho tanta pena de nao ter ido com vosco ..=/

Um osculo gigante para ti minha Miranda, da tua Samantha =D*

Alma e Pele disse...

Lindo... Se todas as coisas da vida fossem tão boas como certas amizades o mundo era um local fantastico. Identificamo-nos nelas, nas conversas, nas vivencias e acima de tudo na fantástica amizade que partilham. Não sei bem ao certo qual das outras duas posso ser, mas de qualquer maneira um "osculo" (que tambem nao sei o que siginifica) para ti linda Miranda.
Kiss

Alma e Pele disse...

Bem, agora que fui ver o quer dizer osculo, tenho de reformular a frase... Um grande osculo para ti, no sentido biblico e nao no sentido zoologico da coisa. :p